Workshop Ari Hoenig

ari-hoenig_matO baterista Ari Hoenig, que fez um workshop e um show dia 2 de agosto no bar Ao Vivo, em São Paulo, é reconhecido por sua abordagem inovadora no jazz. Hoenig, que também é compositor e educador, é conhecido por elevar a bateria a um nível central na música, através do domínio completo de polirrítmos, modulações rítmicas e, o que parece ser uma tendência no universo da bateria, do uso do set de uma maneira melódica. O evento foi organizado pelo baterista Mario Gaiotto.

Em sua carreira solo Ari já lançou nove CDs, três DVDs educacionais, três métodos de bateria e um songbook. Como músico acompanhante já gravou e/ou excursionou com Mike Stern, Richard Bona, Dave Liebman, Chris Potter, Joshua Redman, Kurt Rosenwinkel, Pat Martino, Wynton Marsalis, Gerry Mulliga, Herbie Hancock, Toots Thielemans, Dave Holland, Joe Lovano, Pat Metheny, Ivan Lins, para citar alguns. Ari está constantemente em turnês ao redor do mundo.

No workshop em São Paulo, Ari Hoenig utilizou um set padrão de jazz, com bumbo, caixa, um tom e um surdo, além do chimbau, um prato de condução e um de ataque. Hoenig explicou no começo do workshop que havia afinado os tambores numa tríade de Fá, Lá bemol e Dó. Perguntado sobre quantos tons ele conseguia fazer com essa configuração, Ari mostrou que podia alcançar um intervalo de décima, o que significa 16 tons da escala cromática.

Depois disso mostrou, com a participação dos mais de 35 expectadores do evento, algumas variações métricas e polirrítmos.

O workshop superou as expectativas em relação aos assuntos abordados e à didática. Ari conseguiu elucidar muito bem os conceitos de polirritmia e modulação métrica, ao demonstrar esses conceitos com o baixista do quarteto com quem se apresentaria um pouco mais tarde. E mostrou o que talvez tenha sido o ensinamento mais importante do workshop: “a música é como uma conversa; se alguém estabelece um assunto você tem que responder dentro daquele mesmo assunto”.

Antes de sua apresentação em São Paulo, Ari Hoenig esteve na Argentina para outra série de workshops e apresentações. No dia do evento, houve um atraso de sete horas em seu voo de volta a São Paulo. O Drum Channel Brasil conversou com Ari, mas por conta desse atraso Hoenig apenas permitiu que fizéssemos algumas tomadas em video. Clique nas fotos para ver alguns momentos do workshop.

Melodic Drumming

[vimeo]https://vimeo.com/47119648[/vimeo]

Modulação Métrica

[vimeo]https://vimeo.com/47122030[/vimeo]

 

 

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com