Trilok Gurtu

trilok_gurtu_23Trilok Gurtu nasceu em uma família extremamente musical em Bombaim, na Índia, onde seu avô era um conhecido tocador de Sitar (existe uma tradução para o português de Sitar para “Sitara”, mas essa palavra quer dizer “estrela” na Índia) e sua mãe, Shobha Gurtu, uma estrela do canto clássico e grande influência. Ele começou a tocar desde a infância, começando aos seis anos. Trilok viajou para a Europa, juntando-se com o trompetista Don Cherry (pai de Neneh e Eagle Eye) por dois anos; excursionou com o Oregon, o grupo de jazz altamente respeitado e teve papel importante no quarteto que L. Shankar liderou, com Jan Garbarek e Zakir Hussain.

Em 1988, Trilok tocou com seu próprio grupo, finalmente conseguindo apresentar suas composições no álbum de estreia, “Usfret”, que muitos músicos consideram uma importante influência; jovens músicos asiáticos que vivem em Londres, como Talvin Singh, Asian Dub Foundation e Nitin Sawhney o veem como um mentor, e por isso o trabalho de Trilok foi parar nos toca-discos dos clubes anos depois. Em 1988 Trilok conheceu a Mahavishnu Orchestra e seu líder, John McLaughlin e pelos quatro anos seguintes desempenhou um papel essencial no John McLaughlin Trio.

Em 1993 Trilok excursionou com seu próprio trio na divulgação de seu álbum “The Crazy Saints”, que contou não só com Joe Zawinul, mas também Pat Metheny. As audiências se encantaram pelas composições que misturavam ritmos e cantos indianos com elementos do jazz e do rock.

As turnês da banda continuaram todos os anos, fazendo de Trilok Gurtu um visitante regular em muitas cidades europeias e americanas; seu grupo, The Glimpse, foi formado em 1996 e cresceu a partir de suas raízes musicais na tradição indiana. Até o final dos anos 90, o grupo excursionou pelo mundo, aparecendo em festivais onde atuou ao lado da mega-estrelas do mundo do entretenimento (Bob Dylan, Eric Clapton, R.E.M), bem como com seus pares da world music, como Youssou N’Dour, Baaba Maal, Cesária Évora e Salif Keita. Os Cds “Kathak”, “African Fantasy” e “Beat of Love” foram lançados entre 1998 e 2001 como resultado desses encontros: a música de Trilok entrou numa categoria diferente de world music.

Quando Trilok apareceu para performances ao vivo em 2000 e 2001 com seu novo grupo composto por três indianos e dois africanos, as vendas de CDs dispararam. O público assistiu as apresentações com participações especiais de Nitin Sawhney, Angelique Kidjo, Salif Keita e o produtor de “Beat Of Love”, Wally Badarou, em Nova York e em Londres. Em meio a uma agitada agenda de shows com grupo, Trilok apareceu em uma série de apresentações solo e participou dos álbuns de John McLaughlin, Pharoah Sanders, Nitin Sawhney, Lalo Schifrin, Gilberto Gil, Bill Laswell e Annie Lennox.

O lançamento de “Remembrance”, em 2002, foi um marco importante para Trilok. Os convidados Shankar Mahadevan, Zakir Hussain, Ronu Majumdar e Shobha Gurtu tiveram performances soberbas. Destacam-se as apresentações no Hyde Park de Londres pelo 50 º aniversário da rainha, e em Bombaim, com Youssou N’Dour e Baaba Maal, como parte de um concerto transmitido para todo o mundo via satélite em comemoração aos 70 anos do World Service da BBC.

Em 2003 Trilok fez mais de 50 apresentações em todo o mundo, em forma de trios, quartetos e solo. A mais espetacular, sem dúvida, foi em Copenhague, no “The Images of Asia Festival”, onde organizou uma apresentação de sua banda com Samul Nori (percussionista coreano) e Huun Huur Tu (canto mongol com a garganta – os chamados Mongol Throat Singers).

Em 2004, Gurtu criou um álbum, “Miles Gurtu”, com Robert Miles. Sua colaboração com o Arkè String Quartet começou em 2007, com o lançamento do álbum “Arkeology”

Em 2010, Trilok Gurtu tocou no álbum “Piano Car”, ópera do compositor minimalista Stefano Ianne, com Ricky Portera, Nick Beggs (Kajagoogoo), Mario Marzi, Bryant Terl (John Paul Jones) e John De Leo.

Tocou com:

Joe Zawinul
Don Cherry
Philip Catherine
John McLaughlin
Jack Bruce
Pat Metheny
Larry Corryell
Salif Keita
Fredy Studer
Neneh Cherry
Danny Gottlieb
Jan Garbarek
David Gilmore
Charlie Mariano
Ernst Reijseger
Dom Um Romao
Manfred Schoof
Louis Sclavis
Jasper Van’t Hof
Nana Vasconcelos
Matthew Garrison
Gary Poulson
Bobby Malach
Mike Mossmann
Shoba Gurtu
Kai Eckhardt de Camargo
Jaya Deva
Steve Lukather
Irmin Schmidt
Bill Laswell
Ivano Fossati
Nguyen Le
Paul McCandless
Jan Erik Kongshaug
Manfred Eicher
Gerd Dudek
Ralph Towner
Charlie Mariano
Andy Emler
Jaya Deva
Oregon

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com