“Sfardo” é o novo álbum do cantor e compositor italiano Alessio Bondì

Foto: Francesco Anzelmo

Alessio Bondì nasceu em 1988 e em seu mundo musical ele nutre suas raízes, a Sicília. Vive a atmosfera de sua infância, profunda e doce, poética e surreal, pintada com um som folclórica íntimo.

O álbum Sfardo nasceu nesta atmosfera. Composto por dez canções de uma graça bruta e surpreendente e composições enraizadas na música folk, Alessio mistura ritmos contemporâneos ao som exótico de sua língua nativa: o dialeto de Palermo.

A faixa que abre este novo momento na carreira de Alessio é “Di Cu Si” que chegou como prévia para a preparação do público e veio aliada à um clipe. O vídeo é um convite à uma terra nostálgica que flutua entre a alegria excitante e intimidade escancarada.

“Como costumávamos fazer quando éramos crianças, eu escolhi um lugar onde pudesse manter o mais secreto e coisas preciosas. Construí minha própria cabana onde abro as minhas coisas mais sagradas, meu abismo “, conta o cantor sobre o álbum.

Entre as canções existe o invectivo do jovem artista que se esforça para encontrar seu próprio espaço (“Iccati sangu”), assim como vislumbres da vida privada (“Rimmillu ru voti”), que escolheu gravar “em fita” a seu próprio caminho.

Apesar de as músicas do álbum serem diferentes entre si, apresentam o estilo do autor e a espontaneidade de suas performances. Enquanto em “Vucciria” Bondì nos confere uma performance gloriosa embalada por um ritmo selvagem, na balada “In funn’o mare” ele faz de uma melodia um texto leve e lírico, um vôo como o escape de  realidade.

“Durante uma noite na praia, de repente a lua estava envolvida em um cobertor enorme. Imaginei que me encontrei no fundo do mar com um galeão pendurado na minha cabeça “.

No entanto, é dentro da faixa-título “Sfardo” que o talento de Bondì é condensado. É o ponto de partida inalcançável. A primeira letra que Alessio escreveu em dialeto siciliano que se eleva contra as melodias inalcançáveis ​​de sua voz: “Um oceano surgiu de um gotejamento”.

“Sfardo” foi gravado em Palermo, itália, no 800a Studios e lançado pelas gravadoras independentes Malintenti Dischi e 800A Records. Cuidados de distribuição mundial da Audioglobe.

 

Faixas “Sfardo”

  1. Di Cu Si

  2. Wild Rosalia

  3. Granni Granni

  4. In Funn’o Mare

  5. Vucciria

  6. Rimmillu Ru’ Voti

  7. Es Mi Mai

  8. Sfardo

  9. Iccati Sangu

  10. Un Pisci Rintra A To’ Panza

 

Sobre Alessio Bondì

Há quem diga que o músico italiano é uma mistura de Rosa Balistreri, um dos marcos da tradição musical siciliana, e Jeff Buckley. O cantor e compositor italiano, que já realizou tours na Europa (Berlim, Paris, Barcelona) e Estados Unidos, tem em seu currículo de projetos paralelos o duo “A Santa” (The Saint) com a compositora brasileira Nega Lucas.

O músico peculiar, em letras genuínas e organizadas se expressa com melodias nativas e comemora  prêmios como o André Award. Ele também tem experiência como ator de teatro e webseries, onde trabalho antes de se tornar músico em tempo integral.

Ouça “Sfardo”
YouTube
Spotify
iTunes

Alessio Bondì na web
Facebook
Site

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com