Percussão Eletrônica – Parte IV

A Simmons Company foi criada na Inglaterra em 1978 por Dave Simmons especificamente para criar um set de bateria eletrônica, algo que pudesse competir com as baterias acústicas utilizando uma avançada geração de sons eletrônicos. Os mais conhecidos foram os modelos SDS-V, de 1981, e o SDS-7, de 1983.

Bil Bruford tocando uma SDS-V

A SDS-V foi anunciada como “a primeira bateria totalmente eletrônica do mundo”. Muitos músicos usaram esse modelo nos anos 80, como Bill Bruford (King Crimson), Neil Peart (Rush) e Roger Taylor (Duran Duran).   A Simmons consistia dos hoje famosos pads hexagonais e um módulo sustentado por um rack. O kit básico vinha com cinco pads, um grande para o bumbo, um para a caixa e três para os toms. Havia um problema, porém. Os pads eram muito duros e causavam lesões nos pulsos e cotovelos, e os pads dos pratos e do chimbau tinham a fama de soar como “tampas de lata de lixo”.   Mesmo assim, o mundo ficou conhecendo o peculiar som “dzzshh” da Simmons, e a música mudou para sempre.   A SDS-7 foi a primeira bateria eletrônica a utilizar samplers digitais. Ela tinha o mesmo módulo da SDS-V, mas esse tinha uma memória (tecnicamente chamada EEPROM – Electrically Erasable Programmable Read-Only Memory) para samples de 8 bits e um sintetizador analógico. A forma dos pads continuou hexagonal, mas a Simmons introduziu uma borracha mais macia na batedeira dos pads, para alívio dos usuários do instrumento. A SDS-7, através do sistema EEPROM, também permitia fazer o “upload” de samples individuais. Nesse momento, os mundos digital e analógico se uniram no universo da percussão.   Em meados dos anos 80 a Pearl também lançou um modelo de bateria eletrônica, a Pearl Drum-X, que não obteve êxito comercial e logo saiu de produção.

Pearl Drum-X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As empresas que produziram a Syndrum, a Synare e a Simmons não existem mais, mas todas essas marcas revolucionaram o som da percussão e formaram os alicerces para as modernas baterias eletrônicas.

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com