Aeromoças e Tenistas Russas anuncia show com Tássia Reis em São Paulo
14 de abril de 2016
Rapper brasileiro Eliabe Caos ganha concurso no South by Southwest (SXSW)
15 de abril de 2016

Morre aos 77 anos artista baiano Rogério Duarte, criador da estética da Tropicália

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Criador da estética visual da Tropicália, o artista gráfico baiano Rogério Duarte morreu na noite desta quarta-feira (13), no Hospital Santa Lúcia, em Brasília, cidade onde o baiano vivia. Nascido em Ubaíra, Duarte havia completado 77 anos no último domingo (10). Não há informações sobre as causas da morte. A informação foi divulgada pelo site Metrópoles, da capital federal.

Foto – Divulgação

Rogério foi autor de vários cartazes para filmes de seu amigo Glauber Rocha, como Deus e o Diabo na Terra do Sol (símbolo do cinema nacional) e A Idade da Terra, para o qual também criou a trilha sonora. Além de trabalhos nas artes visuais, Duarte era músico, compositor, poeta, tradutor e professor. Entre os vários artistas com os quais colaborou, contam-se Gilberto Gil, Caetano Veloso, João Gilberto, Jorge Ben e Gal Costa.

Rogério Duarte foi também um dos primeiros a ser preso e a denunciar publicamente a tortura no regime militar. Preso juntamente com seu irmão Ronaldo Duarte, o caso mobilizou artistas e mereceu ampla divulgação no jornal carioca Correio da Manhã, que publicou uma carta coletiva pedindo a libertação dos “Irmãos Duarte”.

Com o endurecimento da ditadura e a promulgação do AI-5, Rogério foi para a clandestinidade e iniciou a sua fase “transcendental” que o levou a estudar o sânscrito e iniciar a tradução do Bhagavad Gita, lançado por ele anos mais tarde, acompanhado de um CD com a participação de vários artistas, com o título de Canção do Divino Mestre. Também é de sua autoria o livro Tropicaos onde, entre outras coisas, fala da prisão, tortura e de sua versão sobre o movimento tropicalista.

Entre junho e agosto do ano passado, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro sediou a exposição Marginália 1, com curadoria do alemão Manuel Raeder, primeira mostra abrangente de Rogério Duarte, que reuniu muitos aspectos do conjunto do seu trabalho, e não apenas obras gráficas. Os problemas de saúde de Rogério à época o impediram de participar do lançamento, no Rio.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Os comentários estão encerrados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com