A CORDA BAMBA DAS FINANÇAS DO MÚSICO de Odery Drums
14 de outubro de 2015
Sónar São Paulo anuncia, a programação do Sónar+D e do SónarCinema
15 de outubro de 2015

Miele gravou ‘Melô do tagarela’, considerado 1º rap brasileiro

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Faixa pioneira no país foi versão de ‘Rapper’s delight’, do Sugarhill Gang. Artista que marcou a música brasileira morreu nesta quarta-feira no Rio.

Luiz Carlos Miele atuou em tantas posições no campo cultural brasileiro que acabou entrando no time do rap, mesmo com origem na bossa nova e MPB. O produtor, apresentador, ator, diretor e músico que morreu nesta quarta-feira (14) cantou a faixa considerada pioneira do estilo no Brasil. “Melô do tagarela”, compacto lançado em 1980, é tida por estudiosos como o primeiro registro em disco de rap em português no país.

https://www.youtube.com/watch?v=z2WqDxENjtw

A música é uma versão de “Rapper’s delight”, do trio de New Jersey Sugarhill Gang, que havia sido lançada em 1979. A faixa brasileira foi assinada por Luiz Carlos Miele junto com o humorista pernambucano Arnaud Rodrigues.

Miele não seguiu no rap, mas foi reconhecido por outros rappers veteranos brasileiros. Em 2013, DJ Hum se encontrou com Miele e escreveu no Facebook: “Me sinto honrado em encontrar o grande Miele, que alem de diretor de programas de TV, produtor, etc, gravou o Hit “Melo do Tagarela”. Este som foi o primeiro rap gravado no Brasil. Quem é da época lembra que este compacto nao podia faltar em nenhuma festa! A batida funk boogie e os versos no estilo paródia retratando a realidade do Brasil detonava nos clubes”.

Os comentários sociais do rap aparecem na letra com a realidade brasileira: “É sim de morrer de rir / quando a gente leva a sério o que se passa por aqui. / Saio com a menina, tá tão cara a gasolina / levo um tiro na esquina, e te manda já daqui”.

“Deixa isso pra lá”, de Jair Rodrigues, também é citada como precursora do rap no Brasil. Mas a faixa foi lançada em 1964 quando o estilo não estava formado nem nos EUA. A relação de Jair com os futuros rappers foi feita pelo jeito de cantar declamando as palavras.

Morte
O produtor musical, ator e diretor Luiz Carlos D’Ugo Miele, de 77 anos, foi encontrado morto em sua casa em São Conrado, Zona Sul do Rio, nesta quarta-feira (14). Bombeiros do quartel da Gávea foram acionados para uma ocorrência no local, mas Miele faleceu após sofrer um mal súbito, antes da chegada dos militares.

Fonte: G1

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Os comentários estão encerrados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com