Miele gravou ‘Melô do tagarela’, considerado 1º rap brasileiro

Faixa pioneira no país foi versão de ‘Rapper’s delight’, do Sugarhill Gang. Artista que marcou a música brasileira morreu nesta quarta-feira no Rio.

Luiz Carlos Miele atuou em tantas posições no campo cultural brasileiro que acabou entrando no time do rap, mesmo com origem na bossa nova e MPB. O produtor, apresentador, ator, diretor e músico que morreu nesta quarta-feira (14) cantou a faixa considerada pioneira do estilo no Brasil. “Melô do tagarela”, compacto lançado em 1980, é tida por estudiosos como o primeiro registro em disco de rap em português no país.

A música é uma versão de “Rapper’s delight”, do trio de New Jersey Sugarhill Gang, que havia sido lançada em 1979. A faixa brasileira foi assinada por Luiz Carlos Miele junto com o humorista pernambucano Arnaud Rodrigues.

Miele não seguiu no rap, mas foi reconhecido por outros rappers veteranos brasileiros. Em 2013, DJ Hum se encontrou com Miele e escreveu no Facebook: “Me sinto honrado em encontrar o grande Miele, que alem de diretor de programas de TV, produtor, etc, gravou o Hit “Melo do Tagarela”. Este som foi o primeiro rap gravado no Brasil. Quem é da época lembra que este compacto nao podia faltar em nenhuma festa! A batida funk boogie e os versos no estilo paródia retratando a realidade do Brasil detonava nos clubes”.

Os comentários sociais do rap aparecem na letra com a realidade brasileira: “É sim de morrer de rir / quando a gente leva a sério o que se passa por aqui. / Saio com a menina, tá tão cara a gasolina / levo um tiro na esquina, e te manda já daqui”.

“Deixa isso pra lá”, de Jair Rodrigues, também é citada como precursora do rap no Brasil. Mas a faixa foi lançada em 1964 quando o estilo não estava formado nem nos EUA. A relação de Jair com os futuros rappers foi feita pelo jeito de cantar declamando as palavras.

Morte
O produtor musical, ator e diretor Luiz Carlos D’Ugo Miele, de 77 anos, foi encontrado morto em sua casa em São Conrado, Zona Sul do Rio, nesta quarta-feira (14). Bombeiros do quartel da Gávea foram acionados para uma ocorrência no local, mas Miele faleceu após sofrer um mal súbito, antes da chegada dos militares.

Fonte: G1

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com