Inspirada no mito grego de Perséfone, banda Cora lança seu primeiro álbum, ​“El Rapto”

Duo curitibano aposta num pop experimental e reflexivo em projeto que marca nova fase da carreira

Deitada sob uma reflexividade particular, a sonoridade experimental da Cora retorna de cara nova em El Rapto​, disco de estreia do trio curitibano lançado pela PWR Records com ​exclusividade via Rolling Stone Brasil​. Disponível nas principais plataformas digitais​, o álbum traz nove faixas autorais, produzidas por Leonardo Gumiero e captadas durante os meses de Dezembro/2017 a Abril/2018 em seu próprio estúdio, em Curitiba (PR)​. El Rapto também ganhará versões físicas, nos formatos CD e K7.

Ouça El Rapto aqui

Integrada por Kaíla Pelisser (sintetizador, voz e drum machine) e Katherine Zander (guitarra, voz, beats digitais e sintetizador), a banda também teve colaborações de Lorenzo Molossi (bateria e drum machine), Lui Bueno (guitarra e voz) e do próprio Gumiero, que tocou instrumentos como baixo, sintetizador, beats digitais e cítara.

“O título do álbum e sua construção foi baseada no emblemático mito grego de Perséfone: ao ser raptada por Hades, deus do submundo, ela deixa de ser Koré (a filha) e se transforma em Perséfone (aquela que destrói a luz)”, explica a banda sobre um dos conceitos que fundamentam o novo projeto. “O rapto, entre outras simbologias, mostra a adolescente sendo conduzida por uma figura masculina munida de autoridade até o mundo escuro do inconsciente. Lá, ao comer as sementes de romã oferecidas por Hades, cria um vínculo com ele e seu reino e periodicamente retorna à terra e ao Olimpo para conviver com sua mãe, quando volta a ser Koré – ou Cora. Nesse ciclo, emerge de volta à consciência, porém leva consigo os frutos do que aprendeu ao entrar em contato com o fosso mais profundo da psique”.

Assim como o rapto simboliza um ritual de passagem no mito de Perséfone, o álbum marca uma transição para a banda, que agora adota novos idiomas em suas composições ​e se orienta cada vez mais para um ambiente profissional dentro da atual cena musical independente brasileira.

Para desvendar as composições do álbum, a integrante Pelisser aponta dois mantras criados pela banda, “que são como orações, cada uma dedicada à uma face do nosso arquétipo: ‘Koré​’, que reflete sobre a fase da inocência, clamando por suas raízes e seus antepassados em busca de força e ‘Perséfone​’, que traz traços do papel de filha, desprotegida e dependente, mas madura quanto ao momento de transformação que vive”, pondera a musicista. “E tem também ‘Santa Fé​’, uma das nossas músicas mais antigas, que já tinha um lugar no coração dos fãs e voltou agora ressignificada, com timbres mais eletrônicos e oitentistas, sem abrir mão da atmosfera étnica latina da qual nasceu”, completa.

Com o lançamento de El Rapto Cora se prepara para uma turnê entre sudeste e centro oeste, apresentando o disco ao vivo em diversas localidades e eventos, entre eles o badalado Festival Bananada, em Goiânia.

Projeto Gráfico: Amanda Sato
Capa: Amanda Sato e Kaíla Pelisser
Foto da capa por Kaíla Pelisser e tratamento por Diogo Tourinho

Cora

“Manifestamos aspectos diferentes de um mesmo ser, Koré e Perséfone. Cora precisa desse mutualismo: hora Kaíla ‘é’ Koré e eu sou ‘Perséfone’, hora acontece o contrário. São dois comportamentos arquetípicos do mesmo ambiente psíquico. No fim da história, somos o mesmo ser”, explica a guitarrista Katherine Zander, que ao lado de Kaíla Pelisser (sintetizador, voz e drum machine) formam a banda de pop experimental Cora. Com a densidade da alma feminina em processo de descobrimento e a constante busca por propósitos e significantes que neguem a inocência e caminhem em direção à força interior, a banda contempla pontos de vista sobre paisagens emocionais escuras, experiências metafísicas e o desejo de liberdade. Em sua discografia, a Cora já possui um EP lançado, Não vai ter Cora, de 2016 e o single “Tulpa”, lançado no último em Março de 2018 como prévia do debut El Rapto, lançado em Abril do mesmo ano.

Cora
Facebook
Instagram
Site Oficial
YouTube
Soundcloud

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com