Festa “Pies Descalzos” compõe programação da Jornada do Patrimônio

No dia 20 de agosto, domingo, a partir das 18h, a Cinemateca de São Paulo recebe a festa argentina Pies Descalzos. Em um momento de libertação, ela é muito mais do que um simples espaço de diversão, trata-se de um momento experimental e interativo.

Todos devem deixar seus sapatos em um espaço reservado antes de entrar e seguir para a festa descalço. Em seguida, os presentes são chamados em grupo a participar de 20 performances no mesmo local, com atividades que envolvem o chão, a dança, mas sempre com propostas diferentes e que são orquestradas por três orientadores. O participante é convidado a ir fantasiado e lançar-se ao ridículo, deixando todas as amarras e vergonhas em casa. Os diálogos vão promovendo a conexão entre os participantes e disseminando o respeito e cuidado – consigo e com o próximo.

A música acompanha as cenas, sem ritmo definido para a festa, tudo é uma questão de sentido. As danças, atividades e som seguem juntas. A ideia é similar ao espetáculo “Fuerza Bruta”, visto por 5 milhões de pessoas no mundo, e que passou pelo Brasil no início deste ano.

“Pies Descalzos” faz parte de uma iniciativa ainda maior que começa no dia anterior, 19 de agosto, e se estende por todas as regiões de São Paulo. Sob o título de Jornada do Patrimônio, o evento da Secretaria Municipal de Cultura é dividido em eixos e trata o modo de viver da cidade, como “Estudar”, “Trabalhar”, “Morar”, “Comprar e Vender”, “Circular”, “Lembrar” e “Divertir”.

Com programação gratuita e diversificada, o intuito é aproximar o público de espaços tombados ou com valor afetivo que fazem parte da história da cidade, fomentar o laço com a cultura e proporcionar experiências únicas aos participantes. Serão realizados 77 roteiros, 52 palestras, 32 oficinas, 86 visitas guiadas por 103 imóveis, 20 apresentações artísticas e cinco lançamentos de livros.

Entre os destaques, a Casa Cultural Manoel Cardoso de Mendonça que recebe o flautista Pablo Cobello e o violinista Ricardo Farão com música instrumental brasileira a partir das 14h do sábado (19). Mais tarde no mesmo dia, às 17h, o projeto Sampando – Um Passeio por São Paulo Através das Músicas – ocupa o Viaduto do Chá com interpretações de Adoniran Barbosa, Caetano Veloso e Rita Lee. No Theatro Municipal,  Rashid, Dexter, Lurdez da Luz e Thaíde, artistas que representam sons e estéticas próprias da periferia, serão acompanhados por uma banda composta apenas por mulheres.

Confira a programação completa da “Jornada do Patrimônio” no site oficial da iniciativa.

FESTA PIES DESCALZOS
Data: 20 de agosto, domingo
Local: Cinemateca  l Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino
Horário: 18h
Classificação: Livre
Evento gratuito sem necessidade de retirada de ingressos

 

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com