Dare to Drum: A Documentary Film

photo-mainDare to Drum é o documentário que vai contar a história de uma viagem musical, concebida por Stewart Copeland e o grupo de world percussion D’Drum, de Dalas, com o maestro Jaap van Zweden e a Orquestra Sinfônica de Dallas.

Stewart Copeland, o lendário baterista e fundador do The Police, estava apenas terminando sua participação nas turnês de reunião do The Police em 2008, quando recebeu o convite para compor uma grande obra para a Orquestra Sinfônica de Dallas. (clique aqui e veja que Stewart Copeland comenta sobre esse projeto na entrevista que concedeu ao Drum Channel Brasil em 2011)

Gamelan D’Drum, o concerto para world percussion e orquestra em três movimentos, é o resultado de quase três anos de colaboração entre Copeland e o D’Drum. Com o nome derivado dos conjuntos musicais de Bali e Java, este ambicioso trabalho desempenha papel central na história do olho da tempestade, tanto literal como figurativamente.

Este filme irá focar na criação da obra, juntamente com a história transcultural de 20 anos do D’Drum para assimilar a música da Indonésia, África e Pérsia, além de preceder o início subsequente deste projeto musical e cinematográfico. O papel de Stewart Copeland como compositor uniu a mistura única de percussão e conceitos do D’Drum com notação para orquestra, reunindo mundos diferentes de tons, harmonia e polirritmias. O resultado concilia instrumentos e afinações exóticos com encenação e coreografia – música que deve ser vista e ouvida.

Ao longo do caminho, uma pergunta intimidante pairava como uma nuvem escura: o trabalho conseguiria chegar ao nível de excelência de Jaap van Zweden, o Maestro da Orquestra Sinfônica de Dallas, reconhecido como Regente do Ano em 2012?

E então, de repente, a aventura tornou-se uma tarefa ainda mais assustadora quando a natureza balançou a cabeça, desencadeando uma tempestade de neve que deixou Dallas de joelhos e ameaçou destruir a estreia mundial do trabalho.

Esta é a história de como cinco bateristas, uma estrela do rock e uma grande orquestra encontraram seu dia de sol.

Este filme vai ser contado do ponto de vista das forças criativas envolvidas – Stewart Copeland como compositor, Jaap van Zweden como maestro e os membros do D’Drum como artistas. São três anos de filmagens em HD, começando com as primeiras reuniões entre Copeland e o D’Drum, através de vários ensaios e sessões de gravação, culminando com o trabalho do Maestro Jaap van Zweden e a Sinfônica de Dallas.

Cenas adicionais incluem viagens para Bali que acompanham a confecção dos instrumentos criados especificamente para este trabalho, juntamente com a primeira e única apresentação que antecedeu a tempestade de neve que fechou Dallas na semana da estreia mundial do Gamelan D’Drum.

Você pode ajudar divulgando esta matéria nas redes sociais ou, se puder, fazendo uma doação através do site: www.kickstarter.com

Ao contribuir, você poderá ganhar desde um agradecimento até uma jam com Stewart Copeland em seu estúdio particular, o Sacred Grove. Confira!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=2I531blH71I[/youtube].

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com