Banda de astro da série How I Met Your Mother se apresenta sábado em São Paulo
17 de janeiro de 2018
Melanina MCs mostram poder do álbum de estreia, Sistema Feminino
30 de janeiro de 2018

Criolina homenageia São Luis com o videoclipe de “A Menina do Salão”

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A dupla maranhense Criolina, formada por Alê Muniz e Luciana Simões, começa 2018 com novidades! O duo lança o videoclipe de “A Menina do Salão”, faixa do seu mais recente trabalho: Radiola em Transe (2017). Da dançante combinação de reggae, rock, ritmos regionais, tropicalismo, influências caribenhas, a canção é responsável pelo ingrediente raggamuffin que compõe o disco. O clipe, dirigido por Arthur Rosa França (“Freguês da Meia-Noite”, do Criolo), explora cenários e personagens conhecidos pela população ludovicense.

As cenas foram gravadas parte no centro histórico, parte numa casa de reggae na beira do rio Bacanga e também próximo às palafitas do bairro Ilhinha. Luciana Simões explica que a ideia foi homenagear a cidade enaltecendo a cultura local e suas tradições: “o clipe coloca a atmosfera de São Luís no centro dos acontecimentos da nossa inspiração musical e poética. Cenas que traduzem o nosso cotidiano, à luz da linha do equador. Um exemplo disso é a própria escolha dos personagens da cidade. Escolhemos um regueiro das antigas, chamado “Fumaça”, e ele passeia de bike pintada das cores do reggae pela ilha às tardes atravessando a ponte que leva da cidade nova à cidade antiga”.

Assista ao clipe:

A capital maranhense também tem forte influência da música jamaicana, caribenha e cubana e isso se reflete também na musicalidade da Criolina. A instrumentação, com os pés nos anos 1970, envolve harmonicamente as melodias eletrônicas e os arranjos brotam de cabeças feitas por experimentações sonoras. Onde vinga o silêncio, prospera a música. Se há saudades de uma bateria Pinguim, de um Moog, das pedaleiras ou de sintetizadores… lá está o som da dupla nos arranjos. “Captamos a montagem de uma radiola num ambiente onde acontecem as festas de reggae, os casarões e essa paisagem cultural. Assim como fizemos na capa do nosso disco, mostramos as semelhanças que existem, na nossa visão, entre Jamaica, Cuba e São Luis”, afirmam.

As letras nascem de onde menos se espera. Onde o desatento vê coisas para ele corriqueiras, é dali que o poeta busca inspiração. Conceitos expostos em cores fortes. Rimas? Apenas quando se fizerem imprescindíveis. Os autores contam animados que: “essa faixa foi uma nossas primeiras músicas compostas. Um raggamuffin que traz muito do que é o nosso som nesse disco, é dançante e traz a informação da atmosfera da cidade em que vivemos: festiva, solar e colorida”.

Ficha Técnica
Produção: Caroline Marques e Paulo Brito
Direção e fotografia: Arthur Rosa França
Direção de arte: Laila Razzo
Animação: Eduardo Pinheiro – Fluido Filmes
Figurino: Cris Quaresma
Direção e fotografia: Arthur Rosa França
Assistente de produção: Ricardo Kuzolitz
Personagens: Fumaça, Kellen Lopes Ramalho e Bigorna

Sobre Criolina:
Apesar de individualmente Alê e Luciana terem trilhado caminhos diferentes no passado (o primeiro é mais ligado ao universo pop, já Luciana sempre esteve associada ao mundo do reggae), o encontro dos dois mostra influências em comum, que vão desde a música regional do Maranhão e do Caribe, até elementos musicais herdados do tropicalismo e referências eletrônicas.

Ouça “A menina do salão”
Spotify
Deezer
iTunes

Criolina na web
Facebook
YouTube

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Os comentários estão encerrados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com