Bandas francisco, el hombre e Zaíra lançam canção em parceria

O forró é latinoamericano. A frase pode não soar naturalmente em um país como o Brasil, que muitas vezes se exclue no contexto da América do Sul. A francisco, el hombre e a banda Zaíra deixam claras as raízes de tal gênero no single “Barulho Bom”, lançado hoje com um clipe (assista aqui). O encontro inspirou não só a faixa, mas também uma turnê em conjunto (no segundo semestre).

A mistura de forró com outros ritmos dançantes, já conhecida do público da Zaíra, bailou facilmente na levada da francisco, el hombre. Violão e acordeon marcados são guiados pelo paredão vocal formado por um sem número de vozes. A levada cumbiesca tem espaço pro triângulo, assim como para os tradicionais guiro e afoxé (quase gêmeos no som). A bateria, por sua vez, faz o contra-ponto com a zabumba.

Se no instrumental é possível dizer o que é mais usado no forró e na dita música latina, os seguimentos se encontram e se misturam na temática de “Barulho Bom”. Com o clima caliente típico dos salões do ritmo brasileiro e também dos bailes de salsa, a letra instiga: “e é na madrugada que eu vou te encontrar só pra gente fazer… um barulho bom”.

O primeiro encontro se deu de um convite da Zaíra para uma jam session ao vivo na página da banda no Facebook. A identificação musical foi imediata, e logo a francisco, el hombre quis levar o grupo para o Fritura, jam session (dessa vez offline) que promove em São Paulo. “A gente mal se conhecia, mas a vibe daquela noite foi tanta que, quando descemos do palco, já combinamos de nos encontrar para gravar um novo som”, lembra Mateo Piracés-Ugarte, violonista e vocalista da francisco, el hombre. Além dele, também formam a banda Juliana Strassacapa (vocais e percussão); Sebastián Piracés-Ugarte (bateria e vocais); Rafael Gomes (baixo e backing vocal) e Andrei Kozyreff (guitarra).

Zaíra tem quase 12 anos de carreira e três CDs lançados – o último deles de 2014. Com shows, já estiveram em sete países além do Brasil, onde já se apresentaram em 12 dos 27 estados. O grupo é formado por Beibi (zabumba e vocal), Rafa Virgulino (sanfona), Rafinha (cordas), Matheus (contrabaixo), Maicon (percussão e viola) e o já citado Diego, no triângulo.

Ouça “Barulho Bom”:
Spotify
iTunes
Google Play Music
Napster

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com