Artistas internacionais em duas exposições no Ateliê Galeria Priscila Mainier

digital-invitation-catito-workshop-2015-portugese-new2-3

 

Moonlight & The end of the wind: exposição de pinturas das japonesas

Kiyomi Kuriki e Kiyoko Kozawa.

Abertura: 25 de julho de 2015, sábado, às 15h, com participação de Arismar do Espírito Santo, com a vivência musical “Enfim, o começo”. Visitação até 08 de agosto, de segunda a sexta, das 11h às 19h; sábados das 11h às 17h

12 artistas na fazenda Catitó dos artistas Kiyomi Kuriki, Kiyoko Kozawa e Yumi Takatsuta (Japão), Doris Hahlweg e Erwin Legl (Alemanha),Tine Hinde e Jon Gislason (Dinamarca), Justyna Machnicka(Polônia), Patrícia de Filippi e Júlio Barreto (Brasil). Abertura: 15 de agosto de 2015, sábado, às 15h. Visitação até 2 de agosto, de segunda a sexta, das 11h às 19h; sábados das 11h às 17h.

As exposições são, respectivamente, abertura e encerramento do Workshop Internacional Damar Catitó, residência artística que reúne, além desses artistas visuais, o músico Arismar do Espírio Santo – que se apresentará na vernissage das duas exposição –, e o escritor Marcos Maffei. Ao longo de três semanas o grupo produzirá no ateliê especialmente montado para recebê-los na Fazenda Catitó (MG) e participará de atividades culturais em São Paulo

 

12 artistas na fazenda Catitó

Mostra de obras produzidas no Damar Catitó Workshop Internacional

Kiyomi Kuriki, Kiyoko Kozawa e Yumi Takatsuta (Japão), Doris Hahlweg e Erwin Legl (Alemanha), Tine Hinde e Jon Gislason (Dinamarca), Justyna Machnicka (Polônia), Patrícia de Filippi, Júlio Barreto, Arismar do Espírito Santo e Marcos Maffei (Brasil).

Essa coletiva, juntamente com a exposição The Moonligth & The end of the wind, inaugura a inserção efetiva do Ateliê Galeria Priscila Mainieri em um circuito internacional formado por profissionais da arte que se reúnem por afinidades nos modos de fazer e pensar, ainda que a diversidade e o inevitável debate ensejado por suas obras individuais sejam características marcantes do grupo, cujos integrantes atuam em universidades, instituições culturais e galerias de arte em diversos países da Europa, Ásia e Américas.

A exposição marca o encerramento das atividades do Damar Catitó Workshop Internacional,  apresentando uma seleção dos trabalhos realizados durante a estadia de três semanas no ateliê especialmente montado para recebê-los na Fazenda Catitó, em Monte Santo de Minas (MG). A curadoria é do artista Carlos Matuck, organizador do workshop. A missão do Ateliê Galeria Priscila Mainieri é dar tratamento de acervo aos patrimônios materiais e imateriais produzidos pelo evento que permanecerem no Brasil, assim como sediar palestras e promover encontros entre os participantes e artistas e estudantes.

Dos doze artistas participantes da mostra, apenas dois não se dedicam às artes visuais: Marcos Maffei é escritor, e Arismar do Espírito Santo, músico que apresentará composições inéditas no vernissage da exposição (15/08, sábado, às 15h00).

Alguns desses artistas participaram também da primeira edição do Damar Workshop Internacional, realizada em 2013, no Embú das Artes (SP), e de eventos similares que se repetem periodicamente desde o início dos anos 2000 em países da Europa e no Japão; a cada encontro são compartilhadas experiências e produzidas obras autorais singulares, e sempre algumas delas são incorporadas a acervos e coleções locais.

A exposição 12 Artistas na Fazenda Catitó apresenta obras resultantes da aproximação brasileira desse circuito internacional, no qual os próprios artistas vêm experimentando notáveis modos de produção artística de qualidade; alternativas saudáveis a editais oficiais e outras formas contemporâneas de incentivo à arte.

O Ateliê Galeria Priscila Mainieri e o Instituto Cultural Capobianco apoiam a iniciativa; são parceiros da Damar na realização do workshop e na apresentação dos resultados ao público. 

Kiyoko Kozawa

1970, Aichi, Japão

A artista japonesa formou-se na Universidade de Artes de Nagoya e, em 1997, no Cité Internationale Des Arts (França).  Mora e trabalha em Nagoya; desde o início dos anos 2000 participa de eventos internacionais promovidos por artistas em outras cidades do Japão e na Dinamarca, Polônia, Alemanha, Brasil, localidades nas quais ela produz e expõe seus trabalhos. 

Kiyomi Kuriki

1966, Hiroshima, Japão

Kiyomi graduou-se em 1991 pela Aichi Prefectural Art University; desde então realiza periodicamente exposições individuais no Japão, simultaneamente a coletivas, bienais e residências artísticas na China, França, Alemanha, Dinamarca; conquistou várias premiações internacionais. 

Yumi Takatsuta

1979, Brasil

Atualmente, mora e trabalha no Brasil. Criada no Japão, pós-graduada em 2004 pela Faculdade de Arte Kyoto Saga, realizou exposições individuais em Tokyo e Osaka; a partir de 2006 expõe regularmente em São Paulo.

Doris Hahlweg

1957, São Paulo, Brasil

Criada na Alemanha, vive e trabalha em Munique, onde estudou pintura na Academy of Fine Arts, Munich entre 1978 e 1986, tornando-se desde então artista independente. Realizou, entre 1992 e 2011, dezessete exposições individuais em cidades alemãs como Ulm, Dachau, München, Freiburg, Darmstadt, Landshut etc., participando no mesmo período de mais de mais de 40 exposições coletivas. Seus trabalhos integram as coleções Bayerische Staatsgemäldesammlungen, Landeshauptstadt München, McKinsey & Company Hausbank, München, Artothek, München.

Erwin Legl

1954, Ingolstadt, Alemanha

Pintor e escultor, vive e trabalha em Hildesheim, onde desde 2000 é professor associado da Hildesheim University of Applied Sciences and Arts. Antes disso, estudou escultura em madeira na escola vocacional de Berchtesgaden, e formou-se pela Academy of Arts Munich. Realizou mais de uma dezena de individuais em diversas cidades alemãs, e tem participado de coletivas em galerias e universidades da Alemanha, Dinamarca e Japão. Participou da primeira edição do Damar Workshop Internacional.

Tine Hinde

1953, Askov, Dinamarca

Vive e trabalha em Aarhus. Iniciou seus estudos em arte em Amsterdam, Holanda, em 1973, na Rijks Academy; durante dois anos cursou a Academia de Arte de  Aarhus, Dinamarca, e artes gráficas em Poznan, Polônia, em 1977. Atua como artista, designer gráfica e ilustradora. Entre 1993 e 2013 realizou 28 exposições individuais e fez viagens de estudos a 25 cidades em 15 diferentes países.

Jon Gislason

1955, Dinamarca

Graduado pela Royal Academy of Art em Aarhus em 1977, onde foi professor por mais de 10 anos. Afinado com os pintores grupo Kobra e neo-expressionistas alemães, circula entre a Dinamarca, Alemanha, Holanda, Itália, Espanha, Rússia, Suiça, Japão, EUA e Brasil, com exposições individuais e coletivas. É membro da Artists Society, Kunstnersamfundet. Participou da primeira edição do Damar Workshop Internacional.

Justyna Machnicka

1980, Polczyn Zdrój, Polônia

Artista, designer gráfica, professora universitária, formou-se pela The Higher School of Applied Arts, Szczecin (Polônia) e continuou os estudos em Lisboa, na Academia de Belas Artes; é Ph.D. pela University of Arts em Poznan (Polônia). Participa regularmente de workshops em seu país, na Tchecoslováquia e na Alemanha. Bastante premiada, atua em associações do meio artístico e cultural, e apresenta seus trabalhos em inúmeras exposições individuais e coletivas, dentro e fora da Polônia.

Patrícia de Filippi

1959, São Paulo, Brasil

Mora e trabalha em São Paulo. Graduou-se pela FAU-USP, especializou-se em conservação fotográfica no Arquivo Público da Cidade de Nova York (1991) e na L. Jeffrey Selznick School of Film Preservation, Rochester, NY, EUA (2000/2001). Pesquisadora da fotografia no século XIX, desenvolve trabalhos em fotogravura, projeto iniciado em 1996 com o incentivo do Prêmio Estímulo de Fotografia da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, do qual foi vencedora. Entre 1998 e 2013 dirigiu o Laboratório de Imagem e Som da Cinemateca Brasileira.

Júlio Barreto

1966, São Paulo, Brasil

Mora e trabalha em São Paulo. Autodidata, é pintor, gravador e desenhista. Desenvolveu técnicas próprias para a confecção de estênceis, linguagem que utiliza em suas pinturas sobre tela, e também em espaços públicos interiores e na rua. Em 2013 participou da primeira edição do Damar Workshop Internacional, e em 2014 da residência artística ArsTerra, em Hannover, Alemanha. 

Arismar do Espírito Santo

1956, Santos, Brasil

Vive e trabalha em São Paulo. Figura de destaque na música instrumental brasileira,  referência em vários instrumentos, atua como compositor, diretor de espetáculos, concertista e palestrante em universidades do Brasil, Uruguai, Argentina, EUA e Dinamarca. Explora a diversidade da música brasileira e concebe projetos originais, como o Criação Musical no Estado do Acre, incentivado prelo Prêmio Funarte de Música Brasileira. Foi também vencedor do Prêmio Sharp de Música e eleito um dos 10 melhores guitarristas brasileiros pela revista Guitar Player.

Marcos Maffei

1959, São Paulo, Brasil

Trabalha e mora em Paraty (RJ). Fez música e filosofia na USP, sem concluir nenhum dos dois cursos ou virar músico ou filósofo – embora ainda toque saxofone na Banda Santa Cecília; é professor de Apreciação Musical na Escola Livre de Música da Casa da Cultura de Paraty. Tradutor e escritor, têm publicadas três adaptações de clássicos para crianças (Romeu e Julieta, Rei Artur Odisséia, Escala) e mais de 50 traduções. Prestou também serviços como leitor para as editoras Companhia das Letras e Moderna, escreveu resenhas para o caderno “Letras” da Folha de São Paulo. Em 2009, com Diferenças nas praçasvenceu o prêmio Off-Flip de poesia, publicado na Coletânea do Prêmio Off-Flip em 2010. Atualmente, trabalha na Secretaria de Cultura de Paraty.

 

Mais informações
Sobre as exposições de abertura e encerramento do workshop, consulte o sitewww.ateliepriscilamainieri.com.br Horários e datas para agendamento de visitas ao ateliê na fazenda, informações detalhadas sobre os artistas e programação de atividades podem ser obtidas na página Damar Workshop, no Facebook; no blog damarcatito.tumblr.com; no Instagram @damarcatito, e no endereço eletrônico  http://issuu.com/
damarworkshop/docs
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com