Jão
26 de março de 2014
Bruno Squillo
26 de março de 2014

Arismar do Espirito Santo

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A família de Arismar do Espírito Santo é muito musical. Sua mãe, Maria Conceição da Costa Lima, de nome artístico Aracy Lima, foi cantora da Rádio Atlântica de Santos. Seu irmão Paulo Roberto é músico, compositor e arranjador, seu filho, Thiago Espírito Santo, é contrabaixista, e sua filha, Bia Goes, é cantora.

Dentre suas lembranças musicais mais antigas está uma roda de choro que acontecia em Santos (SP), com o Regional do (flautista) Burgos, em que seu primo Horácio tocava violão de 7 cordas. Ainda pequeno, Arismar do Espírito Santo foi a alguns bailes para ver os conjuntos Modern Tropical Quintet, Simonetti e Betinho do Vibrafone, experiência marcante para o multi-instrumentista.
Arismar começou a tocar violão aos 11 anos. “Aos 16, fui para a bateria. Daí, não parei mais”. Estudava de forma autodidata, tocando junto com os discos. “Até hoje fico, sozinho, testando a soma dos sons.”
Na bateria, Arismar do Espírito Santo praticava independência, sonoridade, condução de samba, jazz, baião e outros ritmos. No violão, tirava de ouvido alguns temas. Ouvia, ainda, os discos de Elis Regina, João Bosco e Baden Powell; Zimbo Trio, Som 3 e Tamba Trio; Oscar Peterson, Wes Montgomery, Chicago e Bill Evans; Manfredo Fest e Johnny Alf.
O músico lembra-se do prazer que estudar lhe proporcionava. “Era como se estivesse valendo. Não era treino, era jogo.”
De mais agradável e mais útil dessa época de formação é ter aprendido a ouvir música e a fazer parte, como músico, de um grupo que pensa no coletivo.
As figuras decisivas para Arismar do Espírito Santo são muitas: sua mãe e seu irmão Paulo Roberto, os baixistas Carlinhos Monjardim, Sabá, Azeitona e Mathias Matos, bem como os bateristas Toninho Pinheiro e Zinho.
Além deles, cita os pianistas Luís Mello, Silvia Goes e Paulo César Willcox, este também arranjador.
Arismar do Espírito Santo explica a razão de serem eles suas maiores referências: “Uma antena parabólica é acionada quando se começa a tocar um tema. Esses músicos me ensinaram a entender e a falar uma certa linguagem de forma pura e simples.”
A convivência com Hermeto Pascoal, Roberto Sion, Thiago Espírito Santo eVinicius Dorin são, também, fundamentais para Arismar.
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Os comentários estão encerrados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com