Alpargatos lança o EP visual “Essa cidade cheia de heróis”

Segundo trabalho em estúdio da banda gaúcha vem na forma de um curta-metragem

A Alpargatos acaba de disponibilizar seu segundo disco na forma de um curta-metragem. O EP  visual “Essa cidade cheia de heróis” já está disponível na íntegra no Youtube, e conta com duas faixas que se comunicam entre si: a inédita “Super-Homem, Astronauta” (uma parceria com o grupo de rap Mun-Rá) e “Pássaro/Avião”, lançada no começo de maio. O trabalho é um lançamento do selo Escápula Records (Pelotas-RS) e já está disponível nos serviços de streaming.

A banda vem com uma sonoridade mais densa do que nos trabalhos anteriores, onde trazia uma da mistura de indie rock e MPB. Agora, os violões de nylon, metais e elementos do samba dão lugar a delays, timbres mais pesados e distorções. Além disso, ainda há uma influência mais presente das bases instrumentais do rap.

Da esquerda para a direita: Afonso Antunes (vocal), Bruno dos Anjos (guitarra), Pedro Nectoux (bateria) e Leonardo Braga (baixo). Foto: Lucas Barth

Em uma obra de duas camadas, a narrativa audiovisual dialoga com as histórias contadas nas letras, ampliando as sensações e interpretações de cada uma das canções. O filme é estrelado por Guilherme Conrad e dirigido pelo guitarrista Bruno dos Anjos – e só foi possível graças a um esforço coletivo dos membros da banda, que atuaram em parceria com a equipe.

Em quase dez minutos, é apresentada uma história de travessia e afirmação. Longas caminhadas se alternam com planos mais simbólicos e enquadramentos incomuns da paisagem urbana, conduzindo o espectador junto aos conflitos psicológicos do protagonista: um dançarino que deixa sua casa no interior para tentar a vida como artista de rua em Porto Alegre. “É um trajeto de incoerências, com imagens e sensações opostas, que falam muito sobre um processo de autoconhecimento”, conta Bruno.

Seja na fuga dos valores tradicionais que não o contemplam, no desamparo da metrópole ou na intensidade de relações sem julgamentos, “Essa Cidade…” mostra que a única segurança está no amor sem medo.

Se na primeira metade a melancolia e a calma da vida do interior são contrastadas com a energia da bateria de Pedro Nectoux e os versos dos rappers Monstro e Miroez, a segunda parte do filme se transforma em algo mais denso. Os sintetizadores que soam solares na primeira faixa viram sombrios em “Pássaro/Avião”, que reflete as incertezas e a insegurança da cidade.


O filme foi produzido pela própria banda em parceria com uma equipe reduzida
Na imagem, a atriz Tânia Cavalheiro

Após uma euforia proporcionada pela falsa sensação de liberdade que vem do novo rumo do personagem, o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, protagoniza uma virada distópica e surpreendente. Entre diversos discursos sampleados, deseja “Vida longa à Fundação Piratini” – a instituição responsável pela comunicação pública gaúcha que foi extinta no final do ano num pacote de medidas aprovado pelo próprio Sartori – mostrando que no campo da cultura toda certeza é efêmera.

O “medo de sair de casa” que o vocalista Afonso Antunes menciona no refrão da segunda música também não vem por acaso – Porto Alegre foi listada entre as 50 cidades mais violentas do mundo num estudo de 2016 do Instituto Igarapé. “Mais do que sobre a violência pública ou sobre a opressão do Estado sobre o indíviduo, as canções são sobre as nossas ausências, são sobre sentir medo numa cidade cheia de heróis”, explica.

A própria capa do disco reflete essa depressão causada pela rapidez da cidade: o peso do cinza e a acidez do laranja rompendo as linhas duras que formam o prédio industrial ilustrado com maestria por Mariana Sartori conferem uma camada ainda mais profunda de significado ao projeto.

Capa por Mariana Sartori

O curta-metragem foi produzido por Carina Goettems e Marta Karrer (que inauguram a empresa de agenciamento criativo Almu depois de dois anos trabalhando na cena independente) em parceria com a Preto Filmes. As animações são de Alan Soares e Ramiro Simch (o Miroez, que rima na primeira faixa do disco).

A banda vem com uma sonoridade mais densa do que no EP de estreia lançado em 2015, onde trazia uma da mistura de indie rock e MPB. Agora, os violões de nylon, metais e elementos do samba dão lugar a delays, timbres mais pesados e distorções. Além disso, ainda há uma influência mais presente das bases instrumentais do rap.

A mixagem de ambas as faixas são do baixista Leonardo Braga, que também foi responsável pela produção do primeiro disco  da banda, “Rodovia do Parque”, considerado um dos 100 melhores álbuns de 2015 pela RockinPress.

A masterização é de Lauro Maia (vencedor do Grammy Latino pelo disco Derivacivilização, de Ian Ramil) e foi realizada no A Vapor Estúdio, em Pelotas-RS. “Essa cidade…” é o primeiro lançamento do quarteto pela Escápula Records. A banda estreia o novo disco ao vivo em Porto Alegre no tradicional Teatro de Arena no dia 20 de julho, às 20h. No dia seguinte (21), recebe os cariocas da Ventre na Casa Frasca, na primeira apresentação do trio na capital gaúcha.

FICHA TÉCNICA

Roteiro e direção: Bruno dos Anjos
Produção: Almu (Carina Goettems e Marta Karrer) e Preto Filmes
Elenco: Guilherme Conrad, Tânia Cavalheiro, Alice Soares, Brenda Vidal, Lorenzo Soares
Artistas de Rua: Beto (caricatura), Dom Quixote, Mariana Ferreira, Vinícius Braun
Fotografia: Bruno dos Anjos
Direção de arte: Carina Goettems e Marta Karrer
Motion Graphics: Alan Soares e Ramiro Simch
Montagem: Bruno dos Anjos
Supervisão de montagem: Maurício Pflug e Tiago Demaman
Sound design: Leonardo Braga
Cinegrafista (cenas da Redenção): Guilherme Becker
Tratamento de cor: Bruno dos Anjos
Figurino: Carina Goettems e Marta Karrer
Motoristas: Afonso Antunes, Andréa dos Anjos e Leonardo Braga

“Super Homem, Astronauta” (feat. Mun-Rá)

Composição/ voz: Afonso Antunes, Miroez e Monstro
Guitarra: Leonardo Braga
Baixo: Bruno dos Anjos
Bateria: Pedro Nectoux
Mixagem: Leonardo Braga
Masterização: Lauro Maia – A Vapor Estúdio

[Escápula Records, 2017]

“Pássaro/Avião”

Composição/ voz: Afonso Antunes
Guitarra: Leonardo Braga
Baixo: Bruno dos Anjos
Bateria: Pedro Nectoux
Mixagem: Leonardo Braga
Masterização: Lauro Maia – A Vapor Estúdio

► Siga ALPARGATOS:
http://bit.ly/alparfb
http://bit.ly/alparinsta
http://bit.ly/alpartwitter

► Ouça ALPARGATOS:
http://bit.ly/alparspotify
http://bit.ly/alparsoundcloud
http://bit.ly/alparpalcomp3

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com