Almir Chiaratti lança vídeo ao vivo com participações especiais

Foto: Ana Rovati

“Ne T’inquiète Pas” integra o álbum “Bastidores do Sorriso”

Foi em 2015 que Almir Chiaratti surgiu no cenário nacional, com seu disco de estreia “Bastidores do Sorriso”. Desde então, o álbum entrou para listas de melhores lançamentos daquele ano e rendeu muitos outros vídeos e um EP ao vivo, além de ter aberto o caminho para o novo single “Terceiro Turno”. Agora Almir se dedica às gravações do próximo disco e se despede de “Bastidores” com um vídeo ao vivo para a canção “Ne T’inquiète Pas”. Para esta performance, o artista convidou a cantora Thársila di Britto e o saxofonista Mateus Da Silva.

Enquanto Mateus integra a banda fixa de Almir e marcou presença nas gravações do álbum com seu sax alto, Thársila é uma nova voz no já tradicional dueto da canção. Dona de um timbre ao mesmo tempo doce e potente, ela também complementa a melodia com seus ukelele e kazoo. Almir, por sua vez, faz o contraponto vocal e assume o violão barítono. A gravação aconteceu no estúdio MIRA, com imagens de Zéca Vieira e Thales Zagalia; som e mixagem de Rodrigo Miguez, colorização de Zéca e edição do próprio Almir.

A parceria aconteceu em abril, mas começou bem antes. Thársila integra a Os Dionísios Cia Teatral, que produz noites musicais na Lona Cultural João Bosco, em Vista Alegre, Rio de Janeiro. Almir foi uma das atrações do evento em 2016. Do encontro, surgiram muitas outras parcerias profissionais, culminando nesta releitura de um dos destaques de “Bastidores do Sorriso”. Para o artista, revisitar as canções é uma forma de dar nova vida àquelas composições.

“Eu tenho muito prazer em rearranjar as músicas pois sempre surgem ideias novas. É como se a canção fosse um corpo que você vai mudando as roupas que ele veste, sabe? Sempre dá pra chegar num lugar que a gente nunca imaginou e vez por outra nascem canções desse exercício. O que mais me encanta nisso tudo é a infinidade de boas opções que a gente pode ter. É um trabalho delicioso que tende ao infinito. Acho que é meu jeito de lidar com essa necessidade de terminar uma canção para fazer um álbum ou um EP. Me divirto rearranjando as canções em vídeos e nos shows”, explica Almir.

Para esta canção em especial, Almir recebe nos palcos uma voz feminina para acompanhá-lo no dueto, sempre que possível. Thársila estreia nesta canção mas já é conhecida do público por seu trabalho solo. Além de integrar a companhia de teatro, ela é cantora e poetisa. Começou a mostrar releituras ainda em 2012, via YouTube, até que gravou a canção “Mês”, do compositor David Coelho. A partir daí, passou a musicar suas próprias letras e já prepara novidades para 2017, incluindo seu primeiro EP, com cinco faixas que iniciaram sua jornada na música.

O encontro do trio em vídeo é um dos passos para o início de um novo capítulo para Almir Chiaratti. O sucessor de “Bastidores” já está sendo gravado com o produtor Eugenio Dale (Ney Matogrosso, Sergio Mendes) e traz para o mix de música brasileira de Almir novas pitadas de psicodelia, música latinoamericana, e experimentalismo. Entre as referências estarão nomes como que vão de Arrigo Barnabé a Jorge Drexler. São novos desafios para quem já traz na bagagem a experiência de um disco construído do zero.

“Eu acho que o que mais mudou no Bastidores foi a maneira como eu escuto as canções que fiz. Se eu voltasse no tempo com a cabeça de agora mudaria tanta coisa que acho melhor continuar colocando minha energia no segundo CD. Sou muito grato por todo o aprendizado que produzir o Bastidores me trouxe e enxergo esse primeiro CD como um retrato do processo que eu vivi. Coloquei tudo de mim e fiz o melhor que eu podia com o que estava ao meu alcance e por isso não me arrependo de nada. No entanto, quando eu toco as canções hoje em dia, eu sempre vou modificando um pouco as coisas para que eu continue me sentindo representado no que faço, sabe? Isso é fundamental pra mim, falar de verdade as coisas que escrevi às vezes significa alinhar um descompasso de visões de mundo entre as canções que fiz e as canções que estou fazendo”, reflete Almir.

Assista o vídeo de “Ne T’inquiète Pas”: https://youtu.be/s494Kf_nrt8

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com