Alma de Batera

almadebatera_5

Texto: Paul Lafontaine
Fotos: Mari Orsi

O projeto Alma de Batera foi criado em 2008 pelo pedagogo Paul Lafontaine com a ideia de oferecer aulas de bateria para pessoas com deficiência e tornar o contato com o instrumento cada vez mais acessível.

As experiências vividas por ele como voluntário antes da criação do projeto foram importantes e decisivas para chegar a resultados significativos com esse trabalho. Foram alguns meses atuando na área administrativa da Fundação Dorina Nowill para cegos e como auxiliar na equoterapia da Hípica de Santo Amaro. Foi a partir desses momentos que Paul descobriu que poderia ir muito além do que vinha fazendo e sabia que podia oferecer muito mais que vinha oferecendo.

Ele já era formado em Turismo, mas voltou a estudar Pedagogia em 2007, formação que precisava para poder trabalhar na área. Nessa época, o seu professor de bateria, Vitor Lambert, indicou uma comunidade para ele dar aulas, de forma voluntária também, para ir ganhando experiência. Mas, não era ainda o que queria. Depois de decidir abrir mão das aulas na comunidade, começou a enviar currículos para instituições, pois queria trabalhar de qualquer maneira em alguma das fundações voltadas às pessoas com deficiência.

“No começo de 2008, o Vítor me ligou e disse que tinha quatro alunos para mim, e antes que eu repetisse que não queria mais dar aulas (e já havia dito isso meses antes), ele me falou que eram todos alunos com alguma deficiência. Nunca havia pensado nessa possibilidade. Em principio, para mim foi muito desafiador juntar algo que eu amava tanto, que era a bateria, com uma coisa que estava começando a amar muito, que era trabalhar com esse público”.

almadebatera_3A ideia do projeto não é usar as aulas com a função de terapia ocupacional ou reabilitação. O objetivo é proporcionar às pessoas com deficiência um primeiro contato com a bateria e conhecer um pouco mais sobre o instrumento. Com isso, estimular e contribuir com o desenvolvimento auditivo, psicomotor, cognitivo e social do aluno e assim, incentivar seus potenciais e habilidades, além de ajudar a fortalecer suas ligações afetivas.

Paul afirma que a formação em Pedagogia tem extrema importância na hora de elaborar atividades pedagógicas e dinâmicas corporais introduzidas nas oficinas e vivências, pois trabalham no aluno a autoconfiança, reconhecimento das propriedades espaciais do corpo, capacidade analítica, concentração, atenção, entre outros fatores, sempre respeitando o tempo de aprendizagem de cada um.

São necessárias muitas alterações na maneira de passar o conceito de alguns exercícios, na maneira de lecionar, no material usado para favorecer a compreensão dos alunos ou nas estratégias de ensino, levando em conta as particularidades de todos os participantes. A atividade para a estimular a audição do aluno através dos timbres de cada peça da bateria e discriminação dos mesmos utilizando as vendas nos olhos é um exemplo.

Na oficina, geralmente é utilizado um kit de bateria básico com bumbo, caixa, dois tons, surdo e pratos. Mas, dependendo do exercício proposto e da deficiência, a utilização de peças específicas e de forma independente sempre trouxeram resultados mais concretos.

almadebatera_2Atualmente o projeto Alma de Batera oferece oficinas gratuitamente todas as quartas-feiras na Biblioteca Mário Schenberg, na Lapa, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo. As pessoas interessadas em conhecer e vivenciar a interação entre deficientes e a música também podem e estão convidadas a participar das aulas. Além disso, vivências e oficinas podem ser realizadas em outras instituições, associações, escolas que tiverem interesse.

Também, é importante ressaltar que o Projeto Alma de Batera está aberto para realizar parcerias e receber patrocínios de empresas que queiram ter seu nome ligado a um projeto social como esse.
Contato com Paul Lafontaine:
Email: paul_lafontaine@hotmail.com
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Telefone: 11 6170.4557

 

 

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com