Alex Van Halen

Alex_Van_Halen_-_Van_Halen_Live

Alexander Arthur Van Halen nasceu em Amsterdam, Holanda, em 08 maio de 1953. Logo depois de Edward nascer, a família van Halen mudou-se para Nijmegen.

Em 22 de fevereiro de 1962, a família van Halen deixou a Holanda, depois de receber várias cartas de parentes descrevendo as maravilhas da Califórnia. Levaram algumas malas, 75 florins e um piano. A viagem de navio durou nove dias até Nova iorque, e mais quatro dias de trem até a Califórnia. Algum tempo depois da sua chegada aos Estados Unidos, eles mudaram o sobrenome de van Halen, para Van Halen.

Alex desenvolveu interesse por música ainda menino, e na escola em Pasadena, Califórnia, começou a ter aulas de violão flamenco. Na mesma época, Edward tinha começado a tocar bateria. Mas, como o destino queria, Alex perdeu o interesse pela guitarra e passou mais tempo tocando o kit japonês St. George de 125 dólares de Edward, enquanto o irmão mais novo entregava jornais que pagá-lo, e logo trocaram de instrumento permanentemente.

Alex se formou no colégio em 1971 e frequentou a Pasadena City College durante um breve período, na qual teve aulas de teoria musical e de arranjo.

Algumas das primeiras bandas de Alex, que sempre incluíam Edward, foram os Broken Combs (que fazia apresentações na hora do almoço na Hamilton Elementary School e tinha Alex no saxofone), The Trojan Rubber Company, Genesis, e The Space Brothers. Entre suas influências estão Buddy Rich, Keith Moon, John Bonham e Ginger Baker.

Em 1972, foi criada a Mammoth, que contava com Alex na bateria, Edward nos vocais e na guitarra e Mark Stone no baixo. Em 1974, a Mammoth tornou-se o Van Halen; Stone foi substituído por Michael Anthony e David Lee Roth assumiu os vocais principais. Daí em diante, o quarteto começou a fazer shows no circuito de bares no sul da Califórnia, fazendo cinco entradas por noite em todos os lugares que podiam. Fosse no Gazzari (o primeiro clube a dar uma chance à banda), no Starwood, no Whisky a GoGo, ou no Walter Mitty Rock & Roll’s Emporium, o Van Halen estava por toda parte, muitas vezes com a Alex assumindo funções gerenciais, agendamento de shows, etc.

Pouco antes de a banda assinar com a Warner Bros Records, em 1977, Alex quase perdeu um dedo em um acidente numa oficina mecânica.

Em 1978, o álbum “Van Halen” foi lançado em meio a uma florescente cena disco e punk. Este álbum, um divisor de águas, praticamente trouxe o rock and roll de volta à vanguarda e, até hoje, continua a ser uma das maiores e mais poderosas gravações do século 20, na opinião de fãs, músicos e críticos do mundo inteiro. Vinte anos e doze discos depois, o Van Halen ainda está fazendo as coisas à sua maneira.

O estilo poderoso e dinâmico da bateria de Alex é único e imediatamente reconhecível, do mesmo modo como o som da guitarra de Edward. O “brown sound”, termo que é universalmente relacionado com a sonoridade de Edward foi na realidade inventado por Alex, e refere-se também ao timbre de sua caixa. Mas, sem esquecer a sutileza e a sensibilidade.

Além da bateria, Alex também é um excelente pianista. O tema “Respect The Wind”, que faz parte da trilha sonora do filme “Twister”, tem Alex nos teclados e marca sua primeira e única gravação fora do Van Halen. O tema tem um sabor melancólico e clássico, o que não é surpreendente devido ao fato de que Alex teve vários anos de estudo em piano clássico quando criança.

Embora para muitos ele pareça ranzinza, silencioso e meditativo (impressão reforçada pelos seus habituais trajes pretos), Alex tem uma mordacidade afiada. Em 1986, ele raspou a cabeça como pagamento de uma aposta, mesmo tendo que participar de um episódio na TV com sua cabeça recém-tosquiada. Outra brincadeira comum de Alex Van Halen: nunca deixe seus sapatos largados perto dele, caso contrário você pode voltar e encontrá-los pregados no chão.

Alex Van Halen se considera acima de tudo um músico, e não um rock star.

 

Tocou com:

Van Halen Michael Anthony Eddie Van Halen Donn Landee Ted Templeman David Lee Roth Sammy Hagar Erwin Musper Andy Johns Bruce Fairbairn Ken Deane Mick Jones

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com