A invasão do Planar com clipe de Vendaval

O verso da música “Nossa Invasão” exemplifica um pouco o porquê do Planar ser uma das bandas que mais cresce no cenário independente do Rio de Janeiro. A determinação dita o trabalho do conjunto de rock alternativo que evolui ano após ano.

Formada na capital carioca por Leonardo Braga (Vocal e Guitarra), Leonardo Villela (Baixo), Ivan Roichman (Bateria) e Alan Lopes (Guitarra), a banda Planar mostra ao país um pouco de vitalidade no rock brasileiro. Com influência de grupos das décadas de 80 e 90, e das primeiras bandas indie dos anos 2000, os músicos entraram na cena após a gravação de dois EPs: um homônimo, de 2010, e “Tanto Mar”, de 2013. O último com a produção de Patrick Laplan, que tem no currículo bandas como Eskimo e Rodox.

Em 2014, o Planar resolveu alcançar novos voos. “Invasão”, primeiro álbum da carreira, foi gravado quase inteiramente na casa de Patrick, que também assina o disco. O álbum foi concebido em um processo orgânico durante um ano de gravações, cafés, conversas e composições. As canções sobre amor, perda e evolução variam através dos riffs inovadores e harmonias entre os instrumentos. Além de Laplan, o álbum teve a mixagem e masterização de Brian Lucey, que trabalhou com The Shins, Arctic Monkeys e Black Keys.

No mesmo ano, o disco foi escolhido pela opinião popular o segundo melhor álbum de rock de 2014, em pesquisa realizada pelo site UOL Música. Tamanho sucesso resultou em apresentações no Circuito Banco do Brasil de Curitiba, em que venceu o concurso ‘Som para Todos’; Circo Voador (RJ), Tour da Taça da Copa do Mundo Fifa no Maracanã e uma turnê pelos principais estados do Brasil.

Para acompanhar o processo de divulgação, a banda lançou a série de vídeos “Invasão Live Sessions”, com a finalidade de aproximar cada vez mais os fãs. Faixa do disco, “Aqui de Cima” abriu a sequência de episódios e mostra o poder da sonoridade do Planar ao vivo. As gravações aconteceram no estúdio Casa da Árvore, no bairro de Vargem Grande, RJ.

A partir daí, novos caminhos surgiram para o quarteto. Pouco mais de um ano após lançar o seu álbum de estreia de forma independente, a banda Planar assina com a Deck, uma das gravadoras mais importantes do país, e dá um novo grande passo: tocar nos EUA. O grupo foi uma das bandas selecionadas para participar da 30ª edição do festival South By Southwest (SXSW), em Austin, no Texas. Todo o investimento da viagem foi viabilizado por financiamento coletivo, bancado pelos próprios fãs em troca de recompensas exclusivas.

A ida aos Estados Unidos consolidou o talento do quarteto, que com a passagem no Texas, mostrou um pouco do rock brasileiro ainda desconhecido no mundo. Por isso, para marcar a viagem, os cariocas gravaram o novo vídeo em território norte-americano. O clipe da faixa “Vendaval”, sexta de “Invasão”, teve a direção de Rafael Hansen.

Agora, o atual momento do Planar se resume na preparação para gravar o próximo álbum, com previsão de lançamento em 2017. A expectativa é que o crescimento do grupo ao longo dos anos e a atual experiência da banda Planar vão trazer novas influências sonoras no futuro trabalho.

Facebook: https://www.facebook.com/planaroficial/
Site: http://www.planaroficial.com.br/
Instagram:  https://www.instagram.com/planaroficial/
Spotify: https://open.spotify.com/artist/3aLqzMeKvYSo4KAe6tGisc
Youtube: https://www.youtube.com/user/planaroficial

 

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com